Pentatônicas

Por talvez ser uma das estruturas musicais mais antigas e difundida em diversos país e culturas, a escala Pentatônica encontra-se na música folclórica de todo o mundo. Afirma-se que surgiu na china por algum músico que reuniu as divisões melódicas propostas por Pitágoras.
Sendo também a principal escala para improvisação em Blues, Rock e Música Popular.


Formando a Pentatônica:

A definição da escala Pentatônica é "uma escala de 5 sons dentro de uma oitava". essa definição nos leva a uma grande quantidades de escalas diferentes sendo boa parte utilizável. Porém, a mais comum entre todas as pentatônicas, é aquela que não utiliza semitons e divide uma oitava em três passos de 1 tom e dois passos de 1 tom e meio. A pentatônica pode ser aplicada tanto sobre um acorde maior ou um acorde menor, resultando em duas versões da mesma escala, conhecidas como pentatônica maior e pentatônica menor.
Para construirmos uma pentatonica é só pegarmos como exemplo a escala maior natural. Para isso, basta retirar da escala da escala maior o seu quarto e sétimo tons. Ex:
Sabemos que a escala de C maior (C D E F G A B), se retirarmos as notas F e B teremos enfim uma PENTATÔNICA, (C D E G A). 

Abaixo observe os intervalos da escala pentatônica e como ela é formada sem nenhum passo de semiton.

INTERVALOS DA PENTATÔNICA MAIOR

             C                  D                   E                   G                  A                  C
clique na imagem para ampliar

Essa mesma escala pode ser aplicada em Am por ser relativa de C maior, chamaa de pentatônica menor, organizando desse jeito: A C D E G.

VEJA INTERVALOS DA PENTATÕNICA MENOR:

                 A                  C                  D                  E                   G                  A
clique na imagem para ampliar


Dentre as várias digitações passiveis, a mais comum é a que divide a pentatônica em cinco padrões, cada um partindo de uma das notas da escala na sexta corda  (E) Ex: da "3a a 3e" .
O primeiro padrão da escala pentatônica maior de C começa pela nota C na sexta corda (casa 8), o segundo padrão começa pela nota D na sexta corda (casa 10), o terceiro padrão da  penta maior de C,  começa pela nota E na sexta corda (casa 12),  o quarto padrão começa pela nota G na sexta corda (casa 3) e o quinto padrão começa pela nota A na sexta corda (casa 5).
Como a pentatônica maior e a menor são relativas e tem as mesmas notas, as digitações da pentatônica maior de C são idênticas ás da pentatônica menor de A. é possível transpor a escala pentatônica para todas as tonalidades. Na guitarra essas transposições se dá deslocando os 5 padrões para o agudo e para o grave (como em acordes).

Veja logo abaixo as Digitações da  Pentatônica:

clique na imagem para ampliar





Nenhum comentário:

Postar um comentário