Arpejos

Fazer um arpejo nada mais é do que tocar as notas de um acorde qualquer sucessivamente, não deixando que eles soem juntas. Para isso você deve retirar os dedos á medida que toca as notas.
Você irá utilizar de sweep, que consiste em manter o sentido da palheta quando houver mudanças de corda, economizando movimento e dando uma maior velocidade e fluidez ás notas.
O primeiro exercício trata de tríades de 5 cordas, em que você terá as quatro funções básicas de arpejos: Maior, Menor, Aumentada e Diminuto.

Veja na imagem abaixo que no 5°, 6°, 7° e 8° compasso estamos fazendo as mesmas tríades dos 1°, 2°, 3° e 4° compassos, porém com um outro padrão:
clique na imagem para ampliar

Na imagem abaixo veja exemplos de arpejos em três cordas e com auxílio de ligados, veja que no 13° compasso há uma inclusão de algumas dissonâncias ás tríades, como sétimas e nonas. Descubra as outras possibilidades de arpejos alterando os intervalos.


clique na imagem para ampliar


Não devemos pensar em arpejos apenas subindo e descendo todas as cordas de uma vez. Na imagem abaixo veja no 14° compasso uma variação do exercício anterior, com a utilização de tapping. 

Já no 15° compasso á um padrão com salto de cordas. Devido a esses saltos você precisará usar a palhetada alternada.

E para finalizar no 16° compasso você executará o exercício com o auxílio de ligados.

clique na imagem para ampliar


Abaixo você encontrará os campos harmônico maio e menor. Execute e transpõe todo exercício para esses campos: Ex: em C

MAIOR:
C7+/9 - Dm7/9 - Em7/9b - F7+/9 - G7/9 - Am7/9 - Bm7(5b)/9b

MENOR

Am7+/9 - Bm7(5b)/9b - C7+(5#)/9 - Dm7/9 - E7/9b - F&+/9# - G#°/9b.

Bom por enquanto só espero que vocês gostaram...

Em breve postarei alguns licks em arpejos.

Um comentário: