Tapping

    Uma das melhores técnicas da guitarra tanto visualmente como em sua sonoridade é o Tapping. O visual é incrível além da sonoridade única. Não é atoa que Van Halen estourou em seu primeiro disco e se tornou um ícone no mundo da Guitarra.
    Outros já haviam arriscado tocar com as duas mãos no braço da Guitarra , como Steve Howe e Frank Zappa, mais não com o mesmo efeito que Van Halen. Dai para frente virou febre na metade dos anos 80, e já tinha gente usando todos os dedos da mão direita no braço da Guitarra, fazendo verdadeiros malabarismo sonoros. Hoje o Tapping não é mais novidade e sim uma obrigação dentro do repertório de um bom Guitarrista, principalmente de rock.
    Geralmente frases com Tapping são formadas com sequências de hammer-ons e pull-offs só com a ajuda de um ou mais dedos da mão que palheta. portanto é fundamental ter práticas com ligados, por isso vamos começar fortalecendo essa técnica.
    O hammer-on consiste em bater na corda com o dedo da mão da escala, de maneira a pressiona-lá, fazendo com que ela vibre. Essa técnica depende da força da mão, portanto proponho alguns exercícios para esse movimento.
    Um excelente exercícios para hammer-ons, assim como para dar força e aumenta r a pegada, é treinar todas as escalas que você conhece, mais só com a mão da escala (sem palhetar) com marteladas na ida e na volta. O exemplo a seguir é uma escala de G, que deve ser executada sem nenhuma palhetada:

clique na imagem para ampliar

    O pull-off é o inverso do hammer-on. Ele parte da nota mais aguda para a nota mais grave, e em vez de bater na corda você puxa a corda para baixo com o dedo que tocou a primeira nota, com se dedilhasse a corda, m,ais com um dedo da mão da escala. Para isso o dedo que tocará a segunda nota deve estar posicionado antecipadamente.
    A seguir á um exercício para o desenvolvimento dessa técnica, misturando hammers-ons e pull-offs. Os arquinhos indicam que só a primeira nota deve ser palhetada, e as seguintes vem do mesmo ataque da palheta que a primeira, ou seja de um hammer-on ou pull-off . Execute o exercício 3 vezes em cada corda:

clique na imagem para ampliar

    Agora vamos mandar ver com exemplos em duas mãos. O Tapping nada mais é além de um Hammer-on seguido de um pull-off, mas feitos com a mão direita (mão da palheta). Geralmente são utilizados os dedos indicador ou médio. Minha preferencia é pelo Médio enquanto seguro a palheta com o indicador e o polegar, facilitando a alternância de técnicas. Dependendo da digitação, é comum utilizar o anular também.
    Neste primeiro exercício você usa apenas um dedo da mão da escala de cada vez e vai andando pela escala de G usando apenas a corda G.
obs. A letra T significa o ataque do Tapping.


clique na imagem para ampliar

    Nos próximos exemplos utilizaremos o mesmo conceito, mais sem a corda solta, bem no estilo de Van Hallen. O exemplo esta dividido em diversos licks, agora pratique bastante.

clique na imagem para ampliar










CONTINUA... EM BREVE!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário